terça-feira, 4 de agosto de 2009

Povos do Brasil

Temos, ainda, pouco conhecimento sobre os índios, sabemos que são o povo nativo do Brasil, que tem sua cultura, religião e linguagem próprias e conhecemos a história que nos foi contada nas aulas de História do Brasil. Através desse pouco conhecimento fomos levados há generalizar todos os povos indígenas. Temos a concepção de que são todos iguais, todos índios. O que é totalmente errado, pois cada povo tem suas peculiaridades, língua, culturas, rituais e comportamentos distintos entre si. A identidade dos povos indígenas foi sendo destruída em todos os sentidos, pois além da dizimação das tribos, houve também, através da discriminação e tentativa de civilizar os povos indígenas, o extermínio de sua língua, costumes, tradições e principalmente a destruição do sentimento de unidade enquanto nação, povo. O correto, portanto seria referir-se há esses povos pelo seu nome, guaranis, yanomamis, etc. Afinal nenhum desses povos tem o nome de índios, como sabemos, esse nome foi dado pelos colonizadores, que por conta do seu significado e da famosa confusão de terem se enganado na rota, usaram essa denominação para os habitantes nativos do Brasil.
A partir do momento que os colonizadores portugueses desembarcaram aqui e depararam-se com culturas completamente diferentes da sua, as tentativas de civilizar aqueles povos foi incansável, por conta das resistências de muitos povos, estes foram sendo exterminados. Com o passar do tempo os povos indígenas foram perdendo sua identidade cultural, pois além de serem vistos pela sociedade com preconceito, eram também vistos de uma maneira generalizada. Em uma aula li uma historinha para meus alunos, onde o personagem principal era um menino pertencente há uma tribo indígena, ao término da historinha um aluno perguntou se os índios existiam, ou seja, percebemos que há muita desinformação sobre a identidade cultural desses povos.
O texto nos trouxe a informação de que a grande maioria das tribos indígenas estão retomando sua cultura e o orgulho pela sua identidade, o que de fato é muito importante para o reavivamento das diversas culturas “O reconhecimento da cidadania indígena brasileira e, conseqüentemente, a valorização das culturas indígenas possibilitaram uma nova consciência étnica dos povos indígenas do Brasil. Ser índio transformou-se em sinônimo de orgulho identitário.”( Gersen dos Santos Luciano – Baniwa)
É preciso que não tenhamos preconceitos e que sejamos abertos para conhecermos essas culturas tão diversificadas para podermos desmistificar esse povo e possamos enxergá-los como enxergamos qualquer outro povo, com suas características específicas, diferentes das nossas.
Enquanto professores, precisamos abrir espaço para discutir sobre essa temática em sala de aula, possibilitar entre os alunos a troca de conhecimentos e trazer novas informações sobre a cultura desses povos, ou melhor, as culturas, pois são muitas as influências em nosso modo de viver que vieram dos povos indígenas e para que possamos conhecer a nossa identidade,é necessário saber como esta foi construída.

Nenhum comentário: