“A partir dos primeiros reflexos com os quais a criança é dotada ao nascer, vai se construindo, pouco a pouco, em interação com o meio, as condições necessárias para todas as posteriores conquistas cognitivas.” (O nascimento da inteligência na criança, Piaget)
Piaget dividiu os períodos de desenvolvimento epistemológico em Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto e Operatório-formal, cada um desses estágios é caracterizado por diferentes modos de organização do pensamento que determinam a maneira do indivíduo se relacionar com o mundo que o cerca.
As idades em que cada período ocorre são bastante variáveis, pois devido ao meio social e experiências anteriores, elas podem ocorres em idades cronológicas diferentes. Porém todo indivíduo vivencia as quatro fases sempre na mesma ordem de sucessão, sendo que as estruturas construídas num período se tornam parte integrante das estruturas do período seguinte.
Enfim, serão as características cognitivas que mostrarão em que período de desenvolvimento o indivíduo se encontra.
Caracterização de cada período:
Sensório-motor: Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de controlar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta.
Exemplo: Quando brincamos com um bebê, sua reação mostra que ele quer a repetição daquela ação.
Pré-operatório: caracteriza-se pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa. É a fase dos “por quês”. O pensamento é marcado pela intuição, pela percepção imediata da realidade e não pela lógica, a qual, muitas vezes leva a soluções incorretas de problemas.
Posso observar exemplos dessa fase em meus alunos, em várias situações, como quando perguntam onde devem escrever quando acaba a folha do caderno, ou em situações onde não pensam no que seria melhor para todos e sim, somente para eles, como quando pegam a merenda de um colega sem pedir.
Operatório-concreto: tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. A lógica surge nos processos mentais e a habilidade de separar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número. Ainda depende do concreto pra chegar à abstração.
Essa fase, posso exemplificar observando meu filho, pois já domina bem a noção de número, medidas em geral, bem como a noção de tempo.
Operatório-formal: Em termos cognitivos, essa fase marca a entrada na vida adulta . O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
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