quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
EJA...aberto para o diálogo.
Paulo Freire foi o grande teórico da educação no Brasil; imprimiu ao conceito de alfabetização a noção libertária da palavra. A palavra como instrumento de poder e libertação das relações que escravizam o ser humano. A apropriação da palavra é tão importante porque permite ao ser humano acessar todo o conhecimento já acumulado pela humanidade e frente a ele, exprimir a sua própria palavra, ou seja, escolher, dentre todo o conhecimento aquilo que pode beneficiar a todos, e não só a uma minoria. Permite compreender que através da linguagem se pode elevar ou destruir a identidade individual ou de grupo. O poder da palavra reflete-se na possibilidade do despertar da consciência enquanto ser coletivo, de alavancar o empoderamento de si mesmo e consequentemente de todos os que buscam o objetivo da igualdade, da fraternidade, dos que lutam por mais justiça em todas as relações dentro da sociedade.Na escola, somente uma pedagogia que não reproduza o autoritarismo pode encontrar campo de acolhimento por parte daqueles que tem o desejo de serem ouvidos. Nesse momento o professor encontra seu papel de orientador, colaborador e igual, enquanto indivíduo que também precisa falar de si. Talvez nesse espaço de troca possa ser proposta uma visualização de novas forma de relações sociais, que sejam aceitas por que dizem respeito ao que foi expresso por todos.
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