quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eixo VI

No sexto semestre do curso as interdisciplinas foram: Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da psicologia II, que tratou das teorias sobre o conhecimento e as teorias sobre o desenvolvimento do ser humano. Esta interdisciplina além de trazer discussões importantes sobre esses temas nos propiciou atividades práticas para serem realizadas com nossos alunos, para que pudéssemos relacionar a teoria com o nosso trabalho. A interdisciplina Educação de Pessoas com necessidades educacionais especiais aconteceu em um momento bastante importante para mim, pois coincidiu de eu ter em minha sala de aula um aluno com síndrome de down. Tivemos que criar um pbwors para fazer um estudo de caso , que poderia ser com um aluno seu ou outra criança que tivesse necessidades educacionais especiais. Durante todo o semestre pude pensar nas dificuldades e alegrias que temos nesse trabalho, pois sabemos que existem muitos obstáculos para que o impasse da inclusão seja resolvido, afim de que todos realmente tenham oportunidades iguais na escola. Outro enfoque do semestre foram as questões etnico-raciais na educação: sociologia e história, onde pudemos discutir preconceitos, aprender como trabalhar com essas diferenças em sala de aula. Através de leitura e de atividades envolventes pudemos repensar muitas ideias e construir novos jeitos de ver as diferenças étnico-raciais. Na interdisciplina Filosofia da Educação exploramos nossa habilidade de argumentar, através de textos, discussões e filmes tivemos oportunidade de refletir criticamente , percebendo o ponto de vista do outro. Podemos ver que todas as interdisciplinas estavam bastante interelacionadas entre si, pois quando paramos para pensar , nos colocando no lugar do outro, estaremos nos exercitando para aprender a conviver bem com qualquer diferença.

Nenhum comentário: