sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Eixo V

Durante o quinto semestre fomos apresentedas aos PAs, ou seja, Projetos de Aprendizagem. A partir do levantamento de curiosidades nossas, em grupos, construímos PAs, o que nos proporcionou aprender a trabalhar com esta arquitetura pedagógica e também aprender sobre assuntos de nosso interesse. Através desses aprendizados vimos o quanto é importante que exista a curiosidade no processo de aprendizagem, é preciso existir o desejo de descobrir para que exista motivação e interação com a construção do conhecimento. Lidamos com várias ferramentas na elaboração dos PAs, como os mapas conceituais, as pesquisas, entrevistas, levantamento de dúvidas e certezas, entre outras. Estas aprendizagens podem ser notadas em nossa prática. Já realizei Projetos de Aprendizagens com miha turma e ainda que não tenha saído tudo como gostaria ou como deveria ser, acredito que aprendemos fazendo.
Olhando as outras interdisciplinas do semestre, acredito que elas estavam bem interligadas. Em Organização do Ensino Fundamental, podemos entender como está organizado o ensino fundamental no Brasil e entender um pouco do processo o qual estamos inseridos e muittas vezes aceitamos tudo sem questionar. Acredito que o PA é uma maneira de reformular o jeito de trabalhar no ensino fundamental, que pode proporcionar uma grande mudança na organização, pois os fatores a serem avaliados são diferentes daqueles convencionados no ensino fundamental.
Na interdisciplina psicologia da Vida Adulta, discutimos sobre essa fase da vida e a importância da autonomia das pessoas para serem felizes, o que pode ser desenvolvido desde a infância e até mesmo na escola e o PA é uma arquitetura pedagógica que possibilita o desenvolvimento da autonomia no aluno, pois parte dele a curiosidade, é ele quem irá buscar o conhecimento e na interação construir sua aprendizagem.
No Seminário Integrador discutimos sobre nossas aprendizagens, exercitamos o trabalho em equipe e como sempre podemos fazer relações entre as aprendizagens que se consolidavam nas interdisciplinas.

Nenhum comentário: