Penso que a educação brasileira já deu muitos passos importantes para alcançar uma melhor qualidade. O fato de termos conselhos que fiscalizam as verbas destinadas à educação já é algo que colabora para que os recursos não sejam desviados, como acontecia bastante em outros tempos. Porém, penso que esses recursos ainda são poucos para que a educação pública no Brasil consiga atender as necessidades da população, de acordo com a realidade social em que vivemos. No caso da merenda escolar, penso que demos um grande passo.
Atualmente, a verba é repassada diretamente para as escolas, o que melhorou muito a qualidade da merenda escolar, pois é possível comprar alimentos mais de acordo com as preferências das crianças, observando costumes regionais e clima, por exemplo. Além disso, os alimentos são sempre de boa qualidade, fresquinhos e entregues no dia de seu consumo, no caso dos perecíveis. Existem também órgãos que visitam as escolas a fim de observar se todas estão regularizadas e as merendeiras têm encontros com nutricionistas e técnicos para melhorar cada vez mais a qualidade da merenda. A merenda escolar é uma parte importante na educação recebida nas escolas públicas, pois é um complemento na alimentação dos alunos.
Porém, ainda há vários “setores” em que a educação precisa ser melhorada, ainda existe muita burocracia no repasse de verbas para as escolas. Claro que é importante ter um controle, afinal trata-se de dinheiro público, mas penso que poderia ser mais simplificado, como por exemplo, uma verba única que poderia ser administrada pela escola, de acordo com as suas necessidades. Além disso, a verba é insuficiente, para atender a todas as necessidades que a escola necessita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário