quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Aprendizagens na vida adulta.

Ser considerado adulto é algo relativo, pode variar entre as culturas sociais, ou até em conceitos. Assim também ocorre com a aprendizagem. Cada pessoa aprende do seu jeito, no seu tempo, dependendo da realidade que está inserida (classe social, econômica, cultura) e também das suas aprendizagens anteriores, daquilo que já vivenciou, experimentou e aprendeu. Portanto, acredito que todas as pessoas, nas variadas idades, têm seu tempo, ninguém aprende ao mesmo tempo.
Crianças aprendem relacionando-se com o outro e com o mundo a sua volta, em relações interindividuais, os adultos também aprendem com a interação com outras pessoas e com o mundo que os rodeia, porém, além disso, “interage” com suas idéias e conceitos já formados, suas opiniões sobre tudo que está a sua volta, são relações transindividuais.
O universo adulto é rodeado por idéias sobre o mundo, sobre ele mesmo e sobre as suas idéias, estamos constantemente racionalizando o que conhecemos de novo. “A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro” (Maturana).
Penso que as relações professor-aluno trazem muitas aprendizagens, o próprio convívio pode levar à reflexão e transformar as idéias, tanto do professor, quanto do aluno. Como professora, percebendo minha trajetória profissional, percebo que já amadureci muito com a prática, principalmente no modo de conviver com os alunos. Não adianta o professor estudar, se especializar se não aprender há conviver com seus alunos, não colocar em prática seus conhecimentos e avaliar o que realmente funciona.
O ser humano está em constante transformação e está sempre crescendo e amadurecendo, mesmo assim, nada garante que um dia saberá conviver com os outros de forma perfeita e muito menos que aprenderá tudo. Acho que com o tempo acabamos ficando mais serenos e entendemos que a beleza da vida está em buscar sempre novos conhecimentos e continuar sempre a aprender.

Nenhum comentário: