domingo, 6 de julho de 2008
Partindo dos conhecimentos dos alunos.
Através de uma atividade sugerida na interdisciplina Interpretação do mundo pelas Ciências Naturais, onde os alunos teriam que mostrar em forma de desenhos, como conceituavam alguns elementos e fenômenos naturais, percebi a importância de trabalharmos partindo daquilo que a criança já traz consigo, aquilo que ela pensa sobre o mundo que a cerca. Não podemos simplesmente despejar os conteúdos de ciências como se os alunos não soubessem nada, afinal estão inseridos no meio ambiente e, portanto são agentes de transformação, sendo assim é preciso que isso seja levado em consideração pelo professor, que deve a partir deste trabalho fazer intervenções para que o aluno possa confrontar suas hipóteses com os novos conhecimentos e experimentos.Interessante a idéia de se trabalhar com os conceitos científicos a partir de comerciais de TV, afinal muitos dos conceitos que os alunos têm sobre determinados temas são vendidos pela mídia e assim é possível ao professor modificar esses conceitos, levando os alunos a analisar criticamente o que assistem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário