Quero deixar aqui algumas reflexões que tive após assistir ao vídeo "Balance"
Quando um indivíduo age, essa ação gera uma conseqüência, que pode ser boa ou ruim, dependendo da ação. O vídeo ilustra bem essa situação, quando um dos habitantes faz algo que desequilibra todo o espaço e prejudica a todos. Assim também podemos observar no espaço onde vivemos, onde ações individuais desequilibram todo um espaço utilizado por muitos.
O desequilíbrio ambiental é causado em grande parte pela ganância das pessoas e pelo seu egoísmo, pois percebemos que na maioria das vezes as pessoas só querem tirar o máximo de proveito da natureza sem pensar nas conseqüências de seus atos.
Por exemplo, um agricultor que coloca veneno em suas plantações, não pensa que aquele veneno vai poluir os lençóis de água utilizada por várias pessoas, está pensando apenas nos benefícios que terá com sua plantação sem pragas, não pensa nos prejuízos que causará à saúde de muitas pessoas. As pessoas que não separam seu lixo, não o fazem pela comodidade de apenas joga-lo fora e deixar que outras pessoas façam esse serviço.
Assim, em todos os casos em que são cometidos atos de depredação do meio ambiente, além da ignorância, está por traz o pensamento de que os seres humanos estão neste planeta apenas para usufruir sem ter responsabilidade, uma idéia completamente egocêntrica. É preciso que cada pessoa se conscientize de que é necessário fazer a sua parte, que isto deve ser incorporado no seu modo de agir e de pensar. Enquanto professores, precisamos propiciar aos nossos alunos momentos de reflexão sobre o meio ambiente, o impacto de nossas atitudes e o que podemos fazer para contribuirmos para um mundo mais equilibrado, limpo e bom para todos viverem.
domingo, 6 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário