segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Muitas mudanças com o PEAD.

As mudanças mais perceptíveis no âmbito pessoal, com certeza são referentes ao uso do tempo. Com o início do curso foi necessário adaptar o tempo para dar espaço para as leituras, as atividades, os fóruns. Organizar tempo e transporte para poder ir à aula, já que moro longe do pólo.
Uma mudança bastante significativa para mim, refere-se a apropriação do uso da internet e de outras tecnologias, não somente para a faculdade, mas para fins pessoais também, hoje me sinto bastante segura para desempenhar muitas tarefas usando as ferramentas que conhecemos diurante o curso.
Acredito também que uma das mudanças são as amizades que conquistamos durante o curso, o simples fato de ir à aula, de fazer parte de um grupo são capazes de nos transformar como pessoas, pois podemos conhecer pessoas tão diferentes entrar em contato com pontos de vista diversos e poder aprender muitas coisas, principalmente que todos somos únicos e que precisamos respeitar a todos . Pensando em minha profissão, vejo que já mudei muito meu jeito de trabalhar. Em minhas palavras sempre defendi que aprendemos na interação com os outros e com o meio, porém não sabia muito bem como fazer isso em sala de aula, não me sentia segura e hoje percebo que cometi muitos erros. Percebo também o quanto cresci, e noto como meu trabalho melhorou depois do início do PEAD, acredito que o fato de estudar as teorias sempre fazendo ligações com a nossa prática foi o principal fator para poder analisar nossa prática. Aliamos teoria e prática durante todo o curso, em todas as interdisciplinas, assim pudemos pensar em como nós estavámos agindo, enxergar nossa profisssão por vários ângulos e poder compreender melhor nossa função naa sociedade. Para mim, passei a enxergar o "ser professora" não apenas como uma profissão, mas algo maior onde é necessário ter realmente muita dedicação.Sendo um curso a distância tivemos que aprender a ser estudantes de uma forma diferente daquela que já estávamos habituados. Num curso presencial, em minha opinião existem mais facilidades e com isso o estudante fica mais acomodado. No Pead tivemos que aprender a fazer nossos horários, ter disciplina para realizar as tarefas no prazo determinado e arcar com as consequências quando isso não acontecia. Com o exercício de rever nossas postagens em todas as interdisciplinas vejo o quando cresci nas minhas produções escritas e mesmo que no momento em que as produzi tenha achado tudo muito difícil, hoje vejo o quanto sou capaz. Talvez eu não consiga escrever todas as mudanças que ocorreram em minha vida enquanto estudante e muito menos as pessoas percebam essas modificações, porém, eu sei o quanto custou pra mim realizar este curso e vejo todo o meu crescimento. Aprendemos a pesquisar, pensar sobre o que lemos e analisar as nossas produções, além de transferir o que aprendemos para a nossa prática como professores.

Nenhum comentário: