Sabendo da necessidade do aumento do hábito de ler entre os estudantes, é proposto que se trabalhe com literatura desde as séries iniciais, durante a alfabetização, esse processo além de colaborar para que os alunos aprendam a decifrar as palavras e assim conseguir ler e escrever, também permite que façam uma leitura de mundo, o que é fundamental para fazer relações e poder construir conhecimentos. Sendo assim, o uso da literatura na sala de aula, em especial durante a alfabetização é muito importante, pois ao mesmo tempo em que se está aprendendo a ler e a escrever percebe-se uma finalidade para esse aprendizado.
A aquisição das habilidades de alfabetização e letramento devem ser construídas juntas e não aprender a fazer para depois saber onde usar, assim, o uso da literatura faz-se necessário para que desde cedo a criança entenda a função social da leitura e da escrita, pois ao mesmo tempo em que vai estar aprendendo como ler e escrever, estará também, usando essas competências. A Literatura deve estar presente na sala de aula desde os primeiros anos escolares, deve ser encarada como um divertimento pelo leitor, que vai descobrir que através da leitura de um livro pode viver em outro mundo, viajar, ver a vida por outro ângulo, aprender coisas novas, soltar a imaginação e a criatividade, emocionar-se, encantar-se. Se bem explorada pelo professor, sem que se torne uma obrigação, a literatura pode transformar os alunos em leitores assíduos, fazê-los descobrir o encanto da leitura de um livro, perceber que são donos do seu conhecimento, que podem construir novas idéias a partir do ato de ler, que é também um momento de interação, de troca. O livro através de um texto, traz consigo diversas possibilidades de contextos capazes de possibilitar a criança tornar-se um explorador, um descobridor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário