Durante esta semana, me senti um pouco cansada, não sei exatamente o porquê, penso que é pelo acúmulo de responsabilidades, e também por causa da minha desorganização, que faz tudo parecer mais complicado...
O fato é que além das exigências do estágio, tenho também que cumprir com o que é pedido na proposta do Geempa, e estou me dando por conta que tenho deixado esta proposta um pouco de lado e fico com medo de não estar conseguindo realizar nem meu estágio e nem a proposta pedagógica do Geempa de maneira "correta", afinal, esta também pode ser encarada como um estágio pra mim, pois é a primeira vez que tenho contato com ela, e também que trabalho com uma turma de primeiro ano. Com as testagens praticamente concluídas (faltam 2 alunas), pude ter uma noção de como estão os meus alunos, constatei que tenho 4 alunos já silábicos, que grafam uma letra para cada sílaba, 1 aluno que ainda está no nível pré-silábico 1, que ainda pensa que se escreve com desenhos e o restante da turma está no nível pré-silábico 2, que já usa letras para escrever, porém sem correspondência de sons. O que me chamou atenção é que uma das etapas do teste é mostrar a letra e perguntar que letra é, para meu espanto, muitos alunos não sabiam dizer o nome da maioria das letras, mesmo tendo trabalhado tanto com o alfabeto. Claro que também percebi muitos avanços do início do ano até aqui e muitos alunos me surpreenderam por já saber muitas coisas;
Na segunda -feira, li um livro da nossa caixinha, os animais do mundinho, que além de falar dos tipos de animais e de suas características, também fala do respeito que devemos ter por todos os tipos de vida . As ilustrações do livro eram feitas com montagens do tangram, aquele jogo chinês de sete peças geométricas. Quando vi o livro já pensei em fazer com as crianças, eles se admiraram quando eu disse que todas aquelas figuras eram feitas com o mesmo jogo e gostaram da idéia de montar os bichinhos, então pintamos e recortamos as peças e deixei eles montarem livremente, depois muitos alunos quiseram olhar no livro para poder montar os animais da hisória, como alguns não conseguiram montar sozinhos, montei alguns modelos no quadro para que eles conseguissem montar.
Fiquei pensando depois se não era uma atividaade não aapropriada para a faixa etária dos meus alunos, mas penso que isso pode ser relativo, pois muitos alunos conseguiram montar muitas figuras, outros já tiveram maior dificuldade, mas todos tem a mesma idade, entre 5 e 6.
Recebi uma nova aluna, na quarta-feira, percebi que ela é um pouco agitada e bem comunicativa, já se enturmou com muitos alunos da sala. Não que seja ruim, mas toda vez que algum aluno sai da turma ou um novo entra, parece que a turma inteira muda, pelo menos até nos readaptarmos.
Penso que no mais tudo correu bem. Fico um pouco insegura em relação ao meu planejamento, à organização do meu pbworks, pois não podemos espiar o espaço das colegas como nos outros semestres. sei que isso é bom pelo fato de poder criarmos de acordo com o que pensamos, sem nos apoiar na maneira que o outro faz,o que pode trazer maior autonomia e nos obriga também a ter mais criatividade. Mas penso que o lado ruim é justamente essa insegurança, de pensar "será que estou fazendo certo?", que deve ser reflexo do modo como fomos educados, sempre olhando um modelo, sem poder simplesmente criar do nosso jeito.
domingo, 6 de junho de 2010
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