Nesta semana decidi trabalhar utilizando o material do Geempa. Entreguei os livros aos alunos, deixei que olhassem livremente e que escrevessem seus nomes. Mesmo dispondo do material desde o início do ano, ainda não o tinha utilizado. É um material bastante interessante, pois através do trabalho com um grupo de palavras as crianças vão fazendo as devidas relações e questionamentos que a levam a avançar de nível. É também interessante porque não usa palavras soltas sem contexto, mas parte de algo que está sendo discutido pelos alunos, bem como se utiliza das constantes trocas vivenciadas entre os alunos (pois as atividades são realizadas em grupos, sempre, afinal a turma é organizada assim.).
Além disso acredito que os momentos de leitura são bastante importantes na construção do conhecimento de leitura e escrita, principalmente quando esse hábito não é vivido em casa, (que é o caso da maioria dos meus alunos), pois além de ser um momento prazerozo, onde podemos vivenciar novas experiências através de uma história, também nos faz experimentar um tipo de letramento, o da literatura, ou seja, entrar em contato com um novo mundo.
Lembro que quando surgiu o primeiro ano, as orientações eram de que o trabalho desenvolvido deveria preparar as crianças para a alfabetização no segundo ano, quando fizemos o curso de capacitação do Geempa recebemos a orientação de que deveríamos alfabetizar os alunos já no primeiro ano. Obviamente, no início, fiquei confusa. Juntando-se a isto os comentários das colegas criticando a proposta sempre nos fazem desanimar e duvidar que pode dar certo. No começo do ano, duvidei que conseguiria trabalhar o livro com os meus alunos, achava a turma imatura(para a prposta), porém com o passar do tempo e com um maior conhecimento dos alunos, propiciado, inclusive, pelas entrevistas (testes), tudo foi ficando mais claro e acho que estou me sentindo cada vez mais segura para o trabalho com a prposta. Não sei se obterei êxito com todos os alunos, mas penso que o primeiro passo é acreditar que é possível.
Tentei explicitar melhor as atividades, como foi pedido. Quanto a sugestão da professora de trabalhar com mais atividades lúdicas, já as utilizo bastante, todos os dias e penso que até poderia usar mais, já que meus alunos tem entre cinco e seis anos e percebo que as atividades não podem ser muito extensas, pois o intereesse deles cai, por isso é interessante que sejam divertidas. Fico um pouco dividida em relação há isso. Quando fizemos a cadeira de ludicidade, lembro que a professora Tânia dizia que o brincar só pelo brincar já é válido e eu concordo com isso, mas, de acordo com a proposta do Geempa, o jogo deve sempre ter um objetivo alfabetizador.
domingo, 6 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário