Em minha escola há alunos com necessidades educacionais especiais estudando em turmas de ensino regular, mas existe também, uma turma de classe especial e uma turma criada este ano que participa do projeto acelera brasil, do governo federal. O espaço fisíco não está preparado para receber alunos com necessidades especiais, existem apenas algumas rampas, que não garantem o acesso a todas as áreas da escola e não há banheiros próprios. Não existem pessoas incumbidas de "auxiliar" os portadores de necessidades especiais, nem no processo de aprendizagem.
Por exemplo, existem em uma mesma turma duas alunas cadeirantes, quando é necessário ajudar na sua locomoção, visto que existem muitas escadas sem rampa de acesso, as pessoas o fazem por solidariedade, não há alguém designado para fazer isso. Em minha sala de aula, tenho um aluno com síndrome de Down e sinto a necessidade de ter alguém que pudesse auxiliá-lo constantemente nas atividades, pois sinto que para que ele aprenda necessita de muito acompanhamento, com 25 alunos na sala de aula é impossível atende-lo individualmente sempre. Claro que há boa vontade de todos, mas penso que é necessáriobem mais que isso, pois todos tem direitos iguais, ou seja a escola tem que ser igual para todos, deve oferecer os mesmos beneficios e se adequar as necessidades de cada um, então, fazer cumprir esses direitos é um dever de todo cidadão.
Penso que aos poucos a consciência de que direitos devem ser cobrados vai sendo incorporada no pensamento de todo cidadão, mesmo porque, todo esse contexto de inclusão ainda é muito novo nas escolas, pelo menos dessa forma. è preciso que todos unam esforços, pais, professores e o poder público, assim conseguiremos a força para que todos os direitos garantidos por lei sejam vivenciados na prática.
Em minha escola existe uma mistura de concepções do que é a inclusão, pois ao mesmo tempo que são aceitos alunos em turmas regulares, são criadas turmas especiais, para alunos com necessidades, uma grande contradição de concepções, porém como escrevi antes, penso que por ser um momento novo, ainda estamos passando por uma transição.
Nas turmas de educação especial (classe especial e acelera Brasil), o trabalho é diferenciado, com muito material concreto e jogos, claro que se trabalha dessa forma nas outras turmas, por se tratar de uma escola de séries iniciais, porém a própria concepção de tipo de aluno determina o modo como será desenvolvido o trabalho em sala de aula, na turma do programa "Acelera Brasil", as aulas vem prontas, uma supervisora encaminhada pelo programa acompanha a turma. Nas turmas regulares o trabalho é mais livre e fica a critério de cada professor com poucas orientações da coordenação pedagógica da escola, sabendo que a escola é estadual. Contamos com alguns recursos, como uma sala de jogos, uma sala com espelhos, designada para trabalhar com expressão corporal, vasto material de leitura e de educaçção fisíca e temos também uma sala de computadores, onde, porém não temos alguém designado para trabalhar com informática, assim este espaço raramente é usado.
Enfim, penso que nossa escola tem muito boa vontade, alguns bons recursos, que se forem bem usados, podem auxiliar na aprendizagem de todos os alunos, mas ainda falta mais planejamento para que ações sejam pensadas e realizadas.
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