quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Brincadeira na escola!


Depois deste semestre consegui perceber muitas coisas sobre o lúdico, que antes não conseguia. É impressionante como existe pouco incentivo às brincadeiras no ambiente escolar e como isso é prejudicial às nossas crianças, principalmente aos nossos alunos que tem realidades tão duras.
Desde o ambiente físico da escola até as atitudes tomadas pelos professores tudo faz com que a brincadeira e o jogo pareçam coisas sem importância e o pior é que nós (me incluo nisso) vamos pensando assim e perdemos aos poucos aquela alegria de ir trabalhar, pois não encontramos mais o prazer que tínhamos no início de nossa carreira, não encaramos nosso trabalho como algo lúdico, gostoso.
Sempre fiz brincadeiras com meus alunos, mas às vezes cometia o pecado de tentar globalizar o jogo ou a brincadeira com os conteúdos, por me sentir obrigada a usar o jogo como forma de ensinar, afinal já fiz vários cursos de construção de joguinhos que ensinam a fazer jogos pra tudo que é conteúdo e percebia que meus alunos nunca se entusiasmavam muito com esse tipo de jogo, já nas brincadeiras e jogos livres era visível sua alegria e prazer. Outro erro que eu cometia era de usar as brincadeiras e joguinhos
como simples passa-tempos, não dando o devido valor a este instrumento de educação, sociabilização e divertimento.
Com o passar deste semestre e com as diversas atividades que desenvolvi com meus alunos, tive muitas oportunidades de despertar o lúdico em mim, nas minhas aulas e nos meus alunos, percebi, assim, que para se conseguir jogar e brincar em nossas aulas é preciso estar preparada.
A ludicidade deve estar viva em nós para que possamos trabalhar de forma lúdica. Em todas as interdisciplinas vimos que podemos trabalhar de uma forma gostosa e prazerosa, tanto para o aluno, quanto para o professor. Aprendemos a contar uma historinha de um jeito divertido, a incentivar a criatividade do aluno através do conhecimento e releitura de obras de arte, a desenvolver neles a expressão corporal e a musicalidade e tudo isso de uma forma lúdica, prazerosa e muito séria, pois está contribuindo para a formação de seres humanos completos e felizes.
Sinto-me feliz por estar percebendo tudo isso e posso me sentir orgulhosa por já ter mudado muitas coisas em minhas aulas, precisamos perder o medo, parar de dar desculpas para não fazer o que é certo, arregaçar as mangas e nos entregar ao prazer de brincar em nossa profissão!

Um comentário:

Melissa disse...

Ótima postagem Carolina! Senti falta apenas de exemplos: sua postura antes e sua postura agora. Um exemplo que registre sua transformação. O que fez diferente?

Beijos
Melissa