quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eixo II

Lembro que iniciei o segundo semestre do curso bastante insegura pelo nascimento de minha filha, com medo de não "dar conta do recado". Quando comecei a reler minhas postagens, agora, vi que consegui além de dar conta de tudo, também aprender muitas coisas.
Na interdisciplina Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da psicologia, podemos conhecer várias teorias do conhecimento, entre elas a de Jean Piaget, sempre analisando nossa prática e fazendo ligações com a teoria. Neste semestre, percebo que tivemos a oportunidade de produzir ainda mais conhecimentos através de produções escritas.
Em Escolarização, espaço e tempo na perspectiva histórica, podemos pensar sobre a história da educação e da Infância no Brasil, pensar em como nós temos conceitos arraigados sobre esses temas e como precisamos mudar nossa maneira de ver os valores dos outros, para conseguir ter uma escola sem preconceitos que saiba valorizar a diversidade. Podemos conhecer a escola da Ponte que traz uma realidade bem próxima do que pensamos ser o ideal para uma escola, pois valoriza o conhecimento, as opiniões e as contribuições de todos, alunos, professores, pais e funcionários.
Estudamos sobre os diferentes fundamentos da alfabetização, analisando nossa prática. Lendo uma de minhas postagens, pude perceber o quanto já mudei meu pensamento em relação há alguns fundamentos. Escrevi em uma postagem, que quando o aluno se alfabetizava era como um "estalo", hoje, penso que a alfabetização é um processo de construção, onde com as interações dos conhecimentos prévios e novos constrói-se novos pensamentos sobre como ler e escrever.
Por fim, li o trabalho que fizemos no Seminário Integrador II, o inventário de aprendizagens e lembrar de várias aprendizagens que consolidamos com as vivências, as leituras, os trabalhos e principalmente da importância da troca que leva há uma aprendizagem muito mais amplificada, pois somente coma interação podemos construir conhecimento.

Nenhum comentário: