Este semestre Promete!! Quando vi as interdisciplinas que iríamos estudar este ano, vi que os temas eram bastante atuais e desafiadores, pois são questões que estamos vendo cada vez mais em nossas prática enquanto educadores e também discutidas pela mídia. Lendo o texto do professor Fernado Becker, sobre a epistemologia do conhecimento, parei para avaliar a minha prática docente e pensar no modo como eu acredito que ocorra o conhecimento, como se aprende. Penso que através das trocas, debates, experimentações e outras práticas onde aluno e professor estão envolvidos no processo, aí acontece a aprendizagem, quando existe a possibilidade do aluno relacionar seus conhecimentos com os novos e poder ter uma nova visão.
Este ano tenho em minha turma um aluno com síndrome de Down, no início, tive um medinho sim, mas logo ele foi completamente abolido e em seu lugar veio o encanto e a vontade de tornar minha aula cada vez melhor. Penso que cada aluno é diferente, não existe ninguém igual, com alunos com necessidades especiasis, também, portanto, acredito que somente com a dedicação do professor é possível conhecer seus alunos e pensar numa proposta onde todos tenham a oportunidade de participar e de construir conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Carol, nessa postagem trazes algumas expectativas para o semestre. Que tal aproveitá-las e acrescentar as tuas aprendizagens do semestre anterior, contemplando assim a primeira atividade sugerida pelo Seminário Integrador em uma outra postagem?? Abraços
Olá Carolina :-)
Fizestes uma ótima postagem. Um texto que reflete claramente seu entendimento da ligação entre sua prática e formação. Parabéns!
Saliento apenas, como já comentado pela Simone, o cuidado com atividades pendentes e com os atrasos.
Beijos
Melissa
Postar um comentário